10 dicas para uma menopausa saudável

10 dicas para uma menopausa saudável

Um período único na vida da mulher, a menopausa chega para todas e, por isso, precisa ser enfrentada de maneira leve, já que uma atitude positiva e planejamento podem deixar esta fase de mudanças muito mais tranquila. Tudo depende da maneira como a mulher encara esse momento.

Para você que acha que a menopausa é apenas motivo de tristeza e frustração, acredite: é possível amenizar os sintomas e viver feliz na menopausa!

Insônia, calor excessivo, fadiga e ganho de peso são alguns dos sintomas mais comuns da menopausa, que atingem mulheres entre os 45 e 55 anos.

É justamente nessa fase que surgem diversos sintomas, os quais para algumas mulheres acabam interferindo bastante no dia a dia, como calores, distúrbios do sono, alterações de humor, memória fraca, dificuldade de concentração, queda de cabelo, entre outros.

Sintomas que confirmam a menopausa

Dicas para viver bem com a menopausa.

E para que essa mudança hormonal não afete de forma significativa a saúde e o bem-estar pessoal, algumas atitudes são muito importantes:

1.Exercite-se

A atividade física trás diversos benefícios a saúde e pode ser uma boa aliada para enfrentar a menopausa sem grandes problemas.“As alterações hormonais da menopausa podem gerar ganho peso. Por isso, os exercícios físicos são importantes não apenas para controlar a balança, mas também para melhorar circulação sanguínea, diminuir colesterol e risco de diabetes, prevenir de osteoporose, insônia e depressão”, explica a ginecologista.

2.Musculatura Pélvica

Procura fazer atividades que ajudem a fortalecer a musculatura pélvica, como os exercícios de Kegel. “Esse exercício é bastante recomendado para as mulheres acima de 40 anos, pois previne problemas que podem surgir na menopausa, como a incontinência urinária”, ressalta.

3.Exercite a memória

Com o avanço da idade e com o início da menopausa é normal que a memória comece a apresentar pequenas falhas. Para retardar esse efeito e manter a mente sadia por mais tempo, não dispense atividades que estimulem o raciocínio como leitura frequente.

4.Durma bem

A queda de estrogênio pode provocar insônia e diminuir a qualidade do sono. Por isso, é importante habituar-se a manter bons hábitos na hora de dormir, atentando-se à alimentação, horários e tempo de sono.

5.Cuide da saúde

Não deixe de fazer todos os exames anuais recomendados pelos médicos, como glicemia, colesterol, cálcio e vitamina B.

6.Controle de peso

Cerca de 90% das mulheres ganham peso no climatério por causa das mudanças hormonais, ligadas ao aumento do cortisol e diminuição do estrógeno, progesterona e testosterona. Por isso, faça exames periódicos e mantenha o peso em uma faixa saudável.

7.Coma para se sentir bem

Uma alimentação balanceada em carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais é crucial para uma boa saúde, e consequentemente, para o peso em dia também. Adicione ao cardápio fitoestrógenos também, presentes em alimentos como a soja, lentilha e broto de alfafa.

8.Cuide de sua pele e de seus ossos

Durante a menopausa a pele e os ossos sofrem muito. A pele das mulheres costuma ressecar bastante durante este período, por isso, é sempre bom usar cremes e loções hidratantes (além de aumentar a ingestão diária de água) para deixar a pele sempre hidratada.

Na menopausa, as mulheres costumam perder bastante cálcio também, o que enfraquece os ossos. Para deixar as estruturas ósseas fortes e reduzir o risco de fraturas, é bom fazer exercícios de levantamento de peso e pegar sol todos os dias por pelo menos 15 minutos (para estimular a fabricação de vitamina D – responsável pela fixação de cálcio no organismo). Além disso, uma suplementação vitamínica pode ser recomendada. Procure seu médico e com a ajuda dele encontre o melhor método para se cuidar mais.

9.Cuide da sua vida sexual

Muitas mulheres acham que a menopausa é um sinal de que estão ficando velhas e que, necessariamente, vai afetar negativamente sua vida sexual. Isso é um mito. Claro que existem muitas mudanças físicas e hormonais durante o período da menopausa mas, em sua maioria, os efeitos negativos dessa fase são mais frutos de uma mentalidade preocupada, do que da própria natureza da situação. Portanto, nada de deixar a vida afetiva e sexual de lado ao alcançar a menopausa.

Você pode e deve se manter sexualmente ativa. Além de ser prazeroso, o sexo faz bem para a autoestima e para a mente. Portanto cuide da sua vida sexual de maneira especial nesta fase.

10.Viva de forma saudável e feliz hoje!

Em regra, o que mais você deve ter em mente é que a menopausa não é um quadro clínico preocupante e que seus sintomas podem ser amenizados, e até eliminados, se você cuida de si mesma com muito carinho e atenção. Levar uma vida equilibrada, praticar atividade física, comer bem e se divertir são peças-chave para você enfrentar esse período com um sorriso no rosto. O uso de produtos naturais também pode ser uma maneira de minimizar esses desconfortos tradicionais dessa fase. Converse com seu médico sobre essa possibilidade!

 

 

 

Deixe seu comentário

Add Comment