Alimentação saudável pode ajudar a melhorar a saúde da pele.

Alimentação saudável pode ajudar a melhorar a saúde da pele.

Beleza não põe mesa, mas está à mesa. A alimentação balanceada, além de fazer bem à saúde, ajuda a tornar as pessoas mais bonitas e atraentes.

Nossa pele é alvo de diversas reações inflamatórias que podem interferir em sua integridade, desencadeando sintomas indesejáveis ou doenças locais e sistêmicas. A alimentação saudável exerce importante impacto na saúde da pele, uma vez que diversos nutrientes e compostos bioativos atuam como protetores dérmicos.

O ômega 3, por exemplo, é um nutriente muito estudado no que se refere à saúde da pele. Um recente estudo realizado com pacientes que apresentavam acnes indicou que o consumo de ômega 3 foi efetivo em melhorar a saúde da pele.

Algumas frutas também são propostas para melhorar as reações cutâneas. Um estudo que envolveu a administração de maracujá mostrou melhora na umidade da pele, resultado que foi justificado pela presença do piceatanol – composto bioativo encontrado na fruta. Ainda em relação ao consumo de frutas, análises que envolvem o resveratrol – presente, principalmente, em frutas vermelhas e arroxeadas – enfatizam seu papel na redução de mediadores inflamatórios que prejudicam a integridade e predispõem ao envelhecimento da pele.

A cada dia são descobertos novos benefícios em alimentos que transformam a pele, os cabelos e as unhas em fortes aliados da beleza.

Qual a primeira maneira de manter a pele hidratada, bonita e longe de imperfeições?

Tratamentos estéticos? Cremes e cosméticos? Remédios? Nenhuma dessas respostas é a correta. A primeira maneira indispensável é: mantendo uma alimentação saudável.

Tudo o que você come reflete de forma negativa ou positiva nos seus cabelos, pele, unhas e, claro, no seu organismo como um todo.

Então, entender como uma alimentação saudável pode influenciar a saúde e a pele da pele é fundamental. Continue lendo e entenda como tratar o corpo de dentro para fora.

Além de caprichar no consumo de alimentos ricos em gorduras boas, vale lançar mão de outros hábitos que deixam a pele linda e saudável. Veja abaixo algumas dicas listadas pelo especialista e arrase!

  • Mantenha uma alimentação a base de frutas, legumes, verduras e carnes brancas, evitando alimentos industrializados.
  • Introduza probióticos a sua rotina de vida.
  • Reduza ao máximo o consumo de açúcar (sacarose) e de açúcar simples, pois quanto maior a ingestão desse alimento maior a atuação da glicação na célula, logo mais acelerado o processo de envelhecimento cutâneo.
  • Sempre que fizer uso de sabonetes, retire todo o excesso, para evitar que os agentes químicos do produto fiquem em contato com sua pele, resultando em irritação e desidratação.
  • Beba no mínimo dois litros de água por dia para ajudar a hidratar a pele de dentro para fora, além de melhorar a excreção de toxinas de seu organismo, dê preferência a água alcalina.
  • Evite bebidas alcoólicas assim como qualquer outra droga.
  • Limpe, tonifique e hidrate a pele no mínimo duas vezes ao dia, mesmo quando sua pele for oleosa ela necessita de hidratação.
  • Use filtro solar sempre, mesmo em dias nublados ou chuvosos.

 

Com informações de Bruna Oliveira

 

 

Deixe seu comentário

Add Comment