Conheça cinco investimentos em Renda Fixa para sair da poupança.

Conheça cinco investimentos em Renda Fixa para sair da poupança.

 

Se você quer sair da poupança, mas faz questão de manter a segurança que a aplicação oferece, precisa conhecer os títulos de renda fixa. Você pode ter acesso a eles comprando diretamente ou por meio de fundos de investimento.

O que são títulos de renda fixa?

Renda fixa é um tipo de investimento onde as pessoas conhecem ou podem prever a rentabilidade, antes mesmo de realizar a operação. Diferente da renda variável, como a Bolsa de Valores, onde a rentabilidade não é garantida e é possível ter algum prejuízo.

Para investir em renda fixa não existe mistério, muito pelo contrário, é bastante simples. E o investidor ainda conta com a segurança do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) – o mesmo seguro da Poupança.

Conheça 5 tipos de investimentos em Renda fixa

CDB, ou Certificado de Depósito Bancário, é um título privado emitido por bancos, com o objetivo de captar recursos para financiar atividades como a concessão de crédito, e você receberá juros por isso. Neste caso, paga-se IR, que começa em 22,5% e cai até chegar a 15%, depois de dois anos.

LC, ou Letra de Câmbio, é um título de crédito privado emitido, em geral, por financeiras. É lastreada em contratos de financiamento para pessoas físicas e jurídicas. Ou seja, você empresta dinheiro para, depois, a financeira emprestar dinheiro aos clientes dela, e você receberá juros por isso.

LCI, ou Letra de Crédito Imobiliário, é um título emitido por instituições financeiras. É lastreada em créditos imobiliários, garantidos por hipotecas ou alienação fiduciária. Quando você compra uma LCI, está emprestando dinheiro a essas instituições e receberá juros por isso. Por ser um título incentivado, é isento de imposto de renda.

LCA, ou Letra de Crédito do Agronegócio, é um título emitido por instituições financeiras, atrelado a operações de crédito do agronegócio. Ao comprar uma LCA, você está emprestando dinheiro a essas instituições e receberá juros por isso. É isento de imposto de renda por ser um título incentivado.

Fundos DI investem em títulos de Renda Fixa, tendo como base o CDI. A liquidez oscila entre 1 e 5 dias, e o ideal é que a taxa de administração fique entre 0,2% e 0,5% ao ano. Por se tratar de fundo, pode ser sacado a qualquer momento, porém incide Imposto de Renda. A mordida do Leão diminui quanto maior for o tempo do capital aplicado – de 22,5% para o prazo de até 180 dias, até 15% quando acima de 720 dias.

Deixe seu comentário

Add Comment