Dicas de lanches saudáveis e práticos para o dia a dia.

Dicas de lanches saudáveis e práticos para o dia a dia.

No meio da tarde bate aquela ansiedade, aquela vontade louca de mastigar algo. E aí, o que comer nessas horas? Muitas vezes optamos por comidas congeladas, fast foods, ou outros alimentos que não são muito saudáveis. Isso pode se tornar um problema, pois sem uma alimentação equilibrada, não conseguimos consumir uma quantidade de nutrientes que seja suficiente para que nosso corpo funcione completamente bem.

Os lanches rápidos e saudáveis devem ser de fácil preparo e devem conter alimentos ricos em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo, como frutas, sementes, cereais integrais e laticínios. Esses lanches são excelentes opções de refeições leves e simples para se fazer no lanche da manhã ou da tarde, ou para comer antes de dormir.

A grande verdade sobre sempre comer de forma equilibrada e saudável – estando você em um regime ou não – é que é preciso planejamento. Escolher o que você vai comer, quando e quanto é o segredo que ninguém te conta sobre as dietas.

Lembrando que nenhum alimento ou nutriente age sozinho. Para uma alimentação equilibrada, é preciso sempre manter um cardápio variado.

Por isso, a TPM separou dicas de lanches rápidos e práticos que podem ser preparados em até 10 minutos.

  • HAMBÚRGUER DE LEGUMES:

Ingredientes:

1 cebola pequena picada

1 xícara de flores de brócolis bem picadas

1 xícara de flores de couve flor bem picadas

1 xícara de cenoura ralada

Tempero verde

1 xícara de água

Sal rosa a gosto

Refogue a cebola e junte os vegetais. Deixe cozinhar por 10 min. Acrescente a água e mexa até engrossar.

Coloque os temperos e deixe a mistura esfriar em um refratário retangular. Depois, para firmar bem, leve ao freezer por 20 minutos. Faça os hambúrgueres com 7cm de diâmetro e acomode-os numa assadeira com papel manteiga. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos, virando na metade do tempo.

  • PURE DE MAÇÃ COM CANELA

1 maçã descascada cortadas em cubos

Suco de 1 limão

1 xícara de água

1 colher de sobremesa de adoçante em pó

1 colher de sobremesa de canela em pó

Coloque a maçã com o suco de limão e água para cozinhar em fogo médio. Quando começar a ferver acrescente o adoçante e a canela. Para fazer a consistência de purê você pode usar um mixer ou bater com liquidificador ( ou pode amassar com o garfo) , ao final pode servir gelado e polvilhar mais canela.

  • MUFFIN DE OMELETE

4 ovos

Queijo em cubinhos

Legumes da sua preferência

Sal, pimenta do reino e orégano a gosto

O preparo é super simples. Basta quebrar os ovos, temperá-los com sal, pimenta e orégano e bater com um garfo até misturar bem. Em uma forma de cupcakes, coloque o recheio que quiser (queijo, cenoura, abobrinha, pimentão, azeitona, tomate em cubinhos) e em seguida despeje o ovo batido. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 20 minutos.

  • VITAMINA DE BANANA COM CHOCOLATE:

Ingredientes:

200 ml de leite desnatado

1 banana

1 colher de sopa de chia

2 colheres de sopa de achocolatado light

Descascar as bananas e bater tudo no liquidificador.

  • CUBOS DE GELO SABORIZADOS:

Para se refrescar nesse calor

Dá para fazer com limão, morango , hortelã, alecrim, gengibre, couve etc. Depois é só acrescentar na água, suco detox e se refrescar com sabor e saúde!

Essa também é uma ótima sugestão para aquelas pessoas que não gostam de água pura!

  • SANDUÍCHE DE RICOTA TEMPERADA:

 Ingredientes:

2 fatias de pão de forma integral

Ricota fresca

1 colher de sopa de salsinha picada

1 colher de sopa de cebolinha picada

Azeite

Sal e pimenta a gosto

Coloque a ricota em um recipiente, acrescente a cebolinha e a salsinha e misture bem. Depois tempere com o sal e a pimenta, regue com um fio de azeite e misture novamente. Agora é só rechear as fatias de pão e o seu lanche está pronto!

 

Deixe seu comentário

Add Comment