Canoas avalia mais de 5 mil alunos em simulado

Home Canoas avalia mais de 5 mil alunos em simulado

Com o objetivo de medir a qualidade da educação da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Canoas realizou uma prova para mais de 5 mil alunos das 44 escolas de Ensino Fundamental do município. As questões de matemática e de português foram aplicadas para estudantes de 5º e 9º Anos nesta quarta-feira (25).

A prefeita em exercício, Gisele Uequed, esteve na EMEF Leonel de Moura Brizola acompanhando os trabalhos e ressaltou o objetivo da ação. “A educação é prioridade da nossa gestão, por isso, além de realizar melhorias na infraestrutura das nossas escolas, também estamos propondo diversos avanços e inovações pedagógicas. O simulado é mais uma forma de compreendermos onde podemos melhorar e quais são os pontos fortes da nossa educação, a fim de realizarmos ações estratégicas e direcionadas”, ressalta Gisele.

Os dados produzidos contribuirão para o conhecimento do desempenho individual dos alunos e por escola, e para que a Secretaria Municipal da Educação (SME), através da Diretoria de Formação, Projetos e Pesquisa, tenha um diagnóstico para delinear as próximas formações docentes. “Além de termos esses indicativos da nossa educação, o simulado ainda prepara os estudantes para a prova do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que é um dos critérios utilizados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, explica a secretária da pasta, Neka Freitas.

A secretária adjunta da SME, Daniele Ilha Bertollo, explica que é a primeira vez que o simulado é realizado em Canoas. “Para desenvolver as provas, contamos com a participação dos professores da nossa rede e das equipes gestoras das escolas. Também trabalhamos para formular ações com o objetivo de redução da reprovação, evasão e distorção idade-série”, completa.

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica

Melhorar a educação básica para crianças e adolescentes: essa é a meta de muitas cidades brasileiras. E para medir a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para o aperfeiçoamento do ensino, as prefeituras contam com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o indicador mais importante de diagnóstico do ensino básico no Brasil. O indicativo é formulado por meio de um cálculo baseado no fluxo escolar (reprovação e evasão) e pela avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que é aplicada para alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental de todas as escolas, públicas ou privadas. Neste ano, a prova nacional do Saeb acontece de 21 de setembro a 1º de novembro.