COMO ESTÁ O ABASTECIMENTO DA VACINA PENTAVALENTE NO BRASIL?

Home COMO ESTÁ O ABASTECIMENTO DA VACINA PENTAVALENTE NO BRASIL?

COMO ESTÁ O ABASTECIMENTO DA VACINA PENTAVALENTE NO BRASIL?

A vacina pentavalente garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

Para ofertar a pentavalente no calendário de vacinação do SUS, o Brasil compra a vacina via Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), uma vez que não existe laboratório produtor no país.

O Brasil demanda, atualmente, 800 mil doses mensais da vacina pentavalente, mas o abastecimento está parcialmente suspenso desde julho de 2019 porque os lotes foram reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O Ministério da Saúde solicitou a reposição do fornecimento à OPAS. No entanto, não há disponibilidade imediata da vacina pentavalente no mundo. A compra de 6,6 milhões de doses começou a chegar de forma escalonada em agosto no Brasil. A previsão é que o abastecimento volte à normalidade a partir de novembro. Quando os estoques forem normalizados, o Sistema Único de Saúde (SUS) fará uma busca ativa pelas crianças que completaram dois, quatro ou seis meses de idade entre os meses de agosto e novembro para vaciná-las.

O município de Canoas RS, aguarda a distribuição das doses através do Ministério da Saúde.

 

 

 

 

 

 

Fonte: http://saude.gov.br/saude-de-a-z/pentavalente


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pensereal/public_html/wp-includes/functions.php on line 4609