Dicas para manter a saúde mental nessa época de pandemia.

Dicas para manter a saúde mental nessa época de pandemia.

Durante momentos de incerteza, é natural que você passe a se sentir mais ansioso, triste e angustiado. A preocupação com o futuro, o desemprego, o estresse com as notícias e o isolamento social podem contribuir ou agravar problemas mentais e psicológicos.

Estima-se que, numa situação como essa, se não houver intervenções, entre um terço e metade da população possa vir a sofrer algum problema psicológico e social. Então, tudo isso demanda cuidados não só com a saúde física, mas também com a psicológica.

Enquanto muito se discute sobre tratamentos, vacinas e meios para diminuir a transmissão e a propagação do vírus, outro ponto de crucial importância é o impacto psicológico de toda essa situação na vida das pessoas.

Nestes dias, o importante é cumprir as regras cuidar para que a mudança temporária do comportamento social não abra espaço para pensamentos negativos crescerem, assim como a angústia. Para isso é importante saber organizar a rotina durante os dias em casa, cultivando e transmitindo para quem está próximo pensamentos responsáveis e otimistas.

Um bom começo é lembrar que a epidemia do novo Corona Vírus não é o primeiro desafio enfrentado no planeta Terra e que não estamos sozinhos, mas fazendo parte de uma estratégia comunitária que pode salvar muitas vidas.

Pensar que a epidemia é uma situação transitória que vai passar e que você está contribuindo positivamente para isso, ajuda a acalmar a mente.

Saiba como proteger a saúde mental em tempos de coronavirus

1) Cuidado com o excesso de informações:

Tente não ficar conectado o tempo tudo, isso pode fazer a ansiedade crescer.

2) Cuide do corpo:

Tente praticar exercícios físicos, mesmo que em casa e manter a alimentação saudável. Evite os exageros.

3) Faça coisas que gosta:

Ouvir música, um curso online, ler um livro, assistir filmes.

4) Pratique a resiliência:

Olhe a situação de forma realista, sem pânico. Tente perceber o que pode aprender.

5) Aproveite para colocar coisas pessoais em ordem

6) Estabeleça uma rotina

Tente fazer as coisas no mesmo horário, como o trabalho e autocuidado.

7) Se conecte com pessoas

8) Peça ajuda se precisar

Se perceber que está sobrecarregado, ansioso ou depressivo busque ajuda com o médico, psicólogo, familiares e também junto ao Centro de Valorização da Vida (CVV) ligando para o número 188.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pensereal/public_html/wp-includes/functions.php on line 4609