Dicas para manter os cabelos saudáveis no verão!

Home Dicas para manter os cabelos saudáveis no verão!

Olá queridas, prontas para iniciar mais um ano? Está chegando a época das férias, calor, sol, praia, piscina…quem não gosta muito dessa fase são nossos cabelos que sofrem com as agressões.

Não é fácil passar pelo verão com os cabelos sempre lindos e hidratados. Praia, piscina, sol e muito vento deixam os cabelos quebradiços e secos — por isso, é preciso ter um cuidado especial com eles.

O excesso de suor também pode trazer problemas para o couro cabeludo,como micoses, caspas e coceiras.

Nessa época você pode lavar os cabelos todos os dias, mas opte por shampoos mais naturais, suaves e sem sulfatos.

Quais os danos causados pelos raios solares ao cabelo?

Os raios solares não causam apenas danos a nossa pele, mas também aos cabelos. Eles são responsáveis por degradar a estrutura dos nossos fios, deixando-os ressecados e quebradiços. Em contato com o cabelo desprotegido, a radiação solar causa danos à fibra capilar e, por isso, protegê-los é indispensável. Os raios UVB são os maiores responsáveis por danificar a queratina dos fios, deixando os cabelos mais frágeis. Já os raios UVA oxidam e desbotam a cor, independente de se ela for artificial ou natural.

Quando estiver exposta ao sol, procure utilizar proteção nos cabelos, como chapéus e bonés, evitando usá-los com os fios molhados, já que abafar a região pode piorar a queda e provocar o surgimento da caspa. Inclusive, alguns produtos já possuem fator de proteção para os cabelos. Outro passo importante é hidratá-lo e restaurá-lo após um dia de exposição intensa, a fim de conquistar fios brilhosos e bonitos.

Água do mar e cloro danificam o cabelo?

Você sabia que a água do mar e da piscina intensificam ainda mais os danos que o verão pode causar? Eles auxiliam na perda da água benéfica para os fios, que é a responsável pela elasticidade deles. Além disso, também quebram as proteínas encarregadas por selar internamente os cabelos, deixando-o poroso, quebradiço e com pontas duplas.

Por isso, ao sair do mar ou da piscina, procure lavar os cabelos em água doce e retirar o excesso de cloro ou da água do mar. Aposte em uma água termal para hidratar suavemente os fios de forma prática e eficaz. É importante deixá-los bonitos, macios e sedosos, por isso não esqueça, também, de reabastecer a hidratação dos cabelos. Procure produtos altamente nutritivos e de reparação intensiva, que irão selar as cutículas e prevenir futuros danos. Outro fator que também é importante se preocupar é o vento, que deixa o cabelo mais embaraçado, facilitando e aumentando a quebra dos fios.

Os perigos do verão para os cabelos

  • Os raios UVA e UVB estimulam a perda de queratina, destroem e oxidam os cabelos, que perdem a cor e ficam ressecados. Se exagerar na exposição solar pode até queimar o couro cabeludo e descamar.
  • O vento é o responsável por aqueles nós bizarros super difíceis de tirar e que resultam em uma cabeleira com fios quebrados.
  • O sal abre a cutícula dos fios, deixando-os endurecidos e sem brilho. Isso acontece porque ele retira toda a água presente no cabelo. O resultado é cruel: cabelos danificados, com frizz e um super volume.
  • A areia em contato com o sal e com o vento faz as madeixas ficarem com mais frizz ainda.
  • O cloro é um veneno para as loiras. Além de deixar os cabelos esverdeados, resseca e gera pontas duplas.

Dicas para cuidar dos fios

  • Use um bom leave-in. Aplicado após o banho, ele forma uma película no fio e ajuda na proteção. Os produtos líquidos são para cabelos oleosos; os em creme são mais indicados para quem tem cabelos secos. Use longe da raiz. – Antes de ir à praia ou piscina, aplique um creme leave-in com filtro solar. Reaplique depois que entrar na água. Se você não tiver um leave-in com filtro, opte por óleos vegetais como: óleo de buriti, argan, gergelim, semente de abóbora, ou manteiga de karité. A água de arroz também protege contra os raios solares e hidrata bem. Use esses produtos no cabelo úmido, quando o objetivo for a proteção solar.
  • Na medida do possível, sempre enxágue os fios com água normal após um mergulho no mar ou piscina. Se não tiver uma ducha por perto, use uma garrafinha de água mineral.
  • Se você passar muitos dias na praia ou curtindo a piscina, use um shampoo antirresíduos uma vez por semana para limpar bem o cloro e o sal.
  • Evite expor o cabelo a mais agressões com o secador e a chapinha (deixe para usá-los só em dias especiais!). Ao deixar o cabelo secar ao natural, aposte em finalizadores que não contenham óleo na fórmula para dar um ar mais bagunçadinho.
  • O calor do sol pode potencializar o efeito de uma máscara hidratante. Mas lembre que, ainda assim, o tempo de reação indicado pelo produto deve ser respeitado para evitar efeitos negativos, como fios oleosos ou até o comprometimento da estrutura capilar. Se quiser aproveitar as altas temperaturas em seu tratamento, aplique o produto nos fios, deixando agir durante o tempo indicado e depois retirando com água.
  • Aproveite o verão para tomar muitos banhos frios. A água quente é inimiga do cabelo, pois estimula a oleosidade excessiva do couro cabeludo e incha as escamas dos fios, deixando-os sem brilho.
  • Use chapéu ou boné para não queimar os fios.
  • Evite produtos capilares que contenham álcool, que ressecam o cabelo
  • Para cabelos loiros procure produtos que protejam a cor e a pigmentação do fio. Um truque para amenizar os esverdeados é aplicar vinagre de maçã neles.
  • Num borrifador, misture água gelada com uma colher de chá de mel, e borrife nos cabelos durante o dia, se sentir que o clima está muito quente e os cabelos secos.
  • Aproveite os tratamentos noturnos. É só aplicar o creme no cabelo úmido e deixá-lo ele agir durante toda a madrugada. Ele recupera parte dos lipídeos que foram perdidos na manhã de sol.
  • Para fazer uma hidratação rápida e eficiente aposte nas ampolas.

Cuidados Especiais para Cabelos Tingidos

O cabelo tingido é o mais prejudicado durante o verão. Com a ação do sol ele fica muito ressecado, sem brilho e com a cor desbotada. Se ao voltar da praia você pensou em ir direto ao cabeleireiro para retocara cor ou então fazer isso em casa mesmo, desista.  O ideal é fazer uma hidratação intensiva antes da coloração.

Ser loira no verão requer muito mais cuidados com os cabelos, pois cabelos loiros não combinam com cloro da piscina, água do mar e nem com o excesso de exposição aos raios solares. Os cabelos loiros têm menos pigmentos e tendem a ser mais finos, leves e a armarem com maior facilidade. Além disso, tendem também a ressecar com mais facilidade. Pensando no bem-estar dos fios, o ideal é não abrir a tonalidade dos cabelos nessa época, pois os cabelos sairão prejudicados no final do verão.

Para fios tingidos ou descoloridos, as hidratações devem ser mais intensas. Faça uma hidratação pelo menos uma vez por semana. Entre as hidratações, use ampolas (hidratação intensiva): elas são práticas e dão um bom resultado.

Use sempre produtos específicos para cabelos tingidos e aplique leave-in nos cabelos úmidos para evitar os arrepiados. Shampoos tonalizantes também dão uma boa ajuda, eles não agridem os fios, dão brilho e ajudam reavivar a cor.