Empreendedorismo feminino após a maternidade

Empreendedorismo feminino após a maternidade

Quando nasce um bebê, nasce uma mãe e muitas vezes, uma empreendedora também!

Mães são empreendedoras por natureza. A rotina materna exige isso: criatividade, produtividade, inovação, inspiração. Descobrimos talentos que antes nem imaginávamos que tínhamos.

O empreendedorismo é uma saída para algumas mulheres conciliarem a carreira com o papel de mãe e a razão disso não podia ser outra: a possibilidade de prosperar financeiramente ao mesmo tempo em que se mantêm próximas dos filhos.

A rotina de mãe empreendedora, contudo, não é um conto de fadas. É necessária uma busca contínua pela boa administração do tempo ao lado de firme determinação pelo sucesso.

Empreender não significa ter mais tempo para a família. A grande maioria empreende para ter mais flexibilidade de horários e a outra parte decidiu ter seu próprio negócio para realizar um sonho, ou seja, trabalhar com o que realmente gosta.

Quais são os principais desafios da maternidade empreendedora?

Existem algumas dificuldades que não te contam, e que você precisa enfrentar. A primeira é acreditar que empreender vai ser mais fácil ou com mais tempo para ficar com o seu filho do que quando você trabalha no mundo corporativo. Esse é um mito.

A segunda é saber pedir ajuda. Muitas mulheres hoje acreditam que precisam ser “super mulheres” e precisam dar conta de tudo. Mas não é verdade. Organize na sua vida uma rede de apoio, quer seja com a família, com funcionários ou em lugares que seja possível levar seu bebê no momento que você precisa estar empreendendo.

E mais importante, as mães esquecem que para equilibrar as duas vidas, de mãe e empreendedora, é preciso contar com pessoas.

É muito comum que nós mães esqueçamos de nós e dos nossos sonhos após a maternidade, sintamos culpa em realizar algo só para nós mesmas, projetemos “somente” nos filhos a nossa realização e fonte de prazer, realização e alegria. Mas sabemos que isso não é sustentável, sabemos que esta conta fica alta demais, que o preço da frustração em se esquecer pesa demais e que, mesmo amando incondicionalmente os filhos, nós somos seres humanos, somos pessoas que também sonham e desejam realizar muitas outras coisas nesta vida.

Se você chegou até aqui, é porque realmente empreender é uma opção para você e que, sim, você tem este desejo latente, mas ainda não começou a colocar as suas ideias em práticas porque tem medo de falhar, de não conseguir, do julgamento dos outros ou de falir. Ofereço a você, aqui, os dois passos iniciais para te ajudar a começar a caminhar em direção a sua realização como mãe empreendedora.

  • Passo 1 – Tenha clareza do seu objetivo.

Se você não sabe o seu objetivo, não possui um ou não consegue explicá-lo com clareza, pare e faça o exercício de pensar sobre ele e defini-lo.

Você vai desistir se não tiver um objetivo claro e consistente. E como você pode pensar em qual seria um ótimo objetivo para você?

  • Algo no qual você acredita, que faça sentido para você e para sua vida.
  • Alguma causa maior do que você mesma, que ajude outras pessoas.
  • Algo que faça seus olhos brilharem, seu corpo se entusiasmar e sua mente borbulhar de ideias.
  • Alguma coisa que te faça sentir realizada diariamente para ter a força necessária para seguir adiante.
  • Algo que possa alcançar o sucesso através de metas de curto, médio e longo prazo.

 

  • Passo 2 – Capacite-se e amplie a sua visão.

Quando decidimos realizar algo novo, precisamos abrir nossas mentes para nos tornarmos capazes de pensar diferente, de encontrar oportunidades que jamais fomos capazes de ver. Por isso, a importância de ir em busca de conhecimento, seja ele gratuito, através de vídeos no youtube, seja através de livros, cursos presenciais ou online. Você realmente precisa ampliar suas possibilidades para estar empoderada e capacitada a empreender e vencer os desafios diários.

O empreendedorismo, assim como a maternidade, não é fácil, tem muitos desafios e não é possível que alguém preveja 100% o que acontecerá e os resultados que teremos. Mas acredite que empreender com propósito é uma sensação maravilhosa e bem similar à experiência de ser mãe, na qual nos sentimos imensamente felizes em realizar, totalmente determinadas a fazer crescer e acontecer, e muito, mas muito realizadas com cada pequena vitória que obtemos.

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Add Comment