Esporte é sinônimo de saúde

Home Esporte é sinônimo de saúde

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

Também recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada.

A prática de atividade física faz bem para a mente e o corpo.

Favorece o fortalecimento do tônus muscular, ossos e articulações. Regula a pressão arterial.
Combate os níveis de colesterol e auxilia a manutenção da glicose.

Durante a atividade física o cérebro é mais irrigado pela circulação sanguínea, isso favorece a diminuição do estresse, da ansiedade, depressão e auxilia na recuperação da auto-estima.

Estes conceitos foram fundamentais para um grupo de 15 amigas que adotaram o futebol como atividade física.

Hoje conversei com Morgana de Lima Nunes e Andréia Maciel de Melo representantes do time de futebol feminino intitulado Leais Canoas, fundado em 12/09/2018.

Morgana e Andréia relatam que a paixão pelo esporte supera as dificuldades financeiras enfretadas para manter o time ativo. Após um ano mantendo uma rotina de treinos e jogos a equipe percebe grandes mudanças na saúde, onde a disposição para as atividades diárias é a mais destacada. Também relata a intenção da equipe em participar de campeonatos na região metropolitana.

Após assistir uma breve partida de futebol de salão, percebi que as atletas do Leais Canoas estavam bem animadas e dispostas.

A vida moderna nos arremete ao sedentarismo, segundo a OMS pessoas sedentárias têm de 20% a 30% mais risco de morte por doenças crônicas, como doenças do coração e diabetes.

Então vamos planejar a rotina diária de tal maneira que contemple a pratica de atividades físicas para alcançar uma melhora na qualidade de vida.

Parabéns Leais Canoas!

Salmos 23
O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.