Pesquisa em Canoas indica intenção de voto

Home Pesquisa em Canoas indica intenção de voto

Pesquisa do Instituto Methodus em Canoas, na região Metropolitana de Porto Alegre, indica que o ex-prefeito Jairo Jorge (PDT) obteria 54% dos votos caso a eleição municipal fosse hoje. O atual prefeito, Luiz Carlos Busato (PTB), seria o escolhido por 8,7% dos eleitores. Nelsinho Metalúrgico (PT) obteve 5,8% das intenções de voto. Felipe Martini (PSDB), Simone Sabin (PSL), Paulo Sérgio (PSol) e Simone Leite (PP) não chegaram a 5%.

Conforme o diretor do instituto, Jefferson Jaques, os eleitores costumam ser “muito criteriosos” quando o político avaliado é o prefeito. “A vida na cidade faz com que o eleitor saiba como está sendo a entrega da prefeitura para sua comunidade. O eleitor vivencia as situações relacionadas com temas fundamentais como saúde, educação, limpeza dos espaços públicos, conservação das vias urbanas”, analisou.

Para Jaques, esta capacidade de avaliação dos eleitores nas eleições municipais exigirá que os candidatos comprovem competências de gestão e habilidades de comunicação, tanto para ouvir e entender os anseios das pessoas, quanto de transmitir suas estratégias para resolver os problemas da cidade. O Methodus entrevistou 800 eleitores do município no período de 16 a 20 de agosto. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nos próximos meses, o Instituto Methodus fará pesquisas, reproduzidas no CP, nos principais colégios eleitorais do Estado.

 

Comentário de Rodrigo Schmitt,

Quanto a pesquisa, não me surpreende. JJ é o nome preferido e o governo possui estrondosa rejeição popular, talvez até mais pela pouca interação, por pouco se colocar a disposição para debater seus projetos com a população. Dou um exemplo.

Na PPP, não tivemos um único líder político do governo que se dispusesse a ir no programa defender o projeto. O Prefeito gastou uma fortuna em publicidade, mas perdeu a chance de, convidado que foi, comparecer ao programa gratuitamente e defender sua posição. Quanto a pesquisa, ela me parece bem real, basta ouvir as ruas. Sabemos que tudo pode e deve mudar, até pq os candidatos o povo ainda nem sabe quem serão exatamente. O Prefeito eleito no último pleito fez aproximadamente 84 mil votos, quase o mesmo número de votos brancos, nulos e abstenções. Na Rádio Real, nosso alcance no último mês foi de 130 mil visualizações, com mais de 30 mil curtidas, sendo o ponto alto, os programas sobre a política da nossa cidade.

Sabemos a responsabilidade que temos junto com nossa parceria Aldeia/Limoeiro de fazermos aumentar a participação política do povo canoense, aumentar o acesso as informações sobre os expoentes políticos de nossa cidade, fazendo com que mude o panorama preocupantes da espontânea de pessoas que não souberam ou não opinaram.

Estaremos juntos, lutando para que a informação seja a mais completa possível e absolutamente todos os segmentos políticos da cidade serão bem vindos e respeitados ao exporem suas ideias.