Prefeitura de Canoas leva serviços sociais e de saúde para bairro Mathias Velho

Home Prefeitura de Canoas leva serviços sociais e de saúde para bairro Mathias Velho
Prefeitura de Canoas leva serviços sociais e de saúde para bairro Mathias Velho

“Só quem mora longe sabe como faz a diferença ter um serviço de saúde perto de casa”, comenta a canoense Maria da Graça Alves, enquanto espera a filha ser atendida pela dentista no ônibus da Saúde de Canoas, que nesta terça-feira (27) atendeu a comunidade da chamada Vila Sapo, aos fundos do Mathias Velho. “Também trouxe minhas outras filhas para se vacinar contra HPV e Meningite, e aproveitei para fazer os testes rápidos”, comenta a moradora do bairro.

A unidade móvel oferece vacinação, consulta odontológica e testes sorológicos para a confirmação de hepatite B e C, sífilis e HIV, com resultados em até 30 minutos. Entre as vacinas disponibilizadas está a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola  e é aplicada em bebês com idade entre 6 e 11 meses. Em todos os casos de vacina, é preciso ter em mãos a carteirinha de vacinação da criança, além do Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

CRAS Móvel no local

Para aproximar os serviços da população mais afastada, a ação conta também com três atendimentos do CRAS Móvel (Centro de Referência em Assistência Social Móvel): solicitação de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, inscrição no Cadastro Único e apoio técnico com assistente social, que oferece escuta particular e orientação sobre acesso a benefícios. “Moro na BR-386, mas preciso vir aqui semanalmente, então já me organizei e trouxe os papéis para o Cadastro Único”, revela Fernanda Santos da Silva, que levou junto o filho de sete anos para uma revisão com o dentista.

Para se inscrever no Cadastro Único – considerado a porta de entrada para programas sociais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) – é preciso levar os documentos de RG, CPF, Título de Eleitor e os seguintes comprovantes: residência, renda de todos os membros do grupo familiar que moram na mesma casa e escolaridade, no caso de menores de 18 anos, que também precisam apresentar certidão de nascimento.