Prefeitura Mais Perto leva serviços para o Mathias Velho e melhorias à EMEF David Canabarro

Home Prefeitura Mais Perto leva serviços para o Mathias Velho e melhorias à EMEF David Canabarro

A comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) David Canabarro, no bairro Mathias Velho, já está recebendo o Prefeitura Mais Perto. O evento, que leva todos os serviços do Executivo Municipal para o entorno da instituição de ensino, começou nesta terça-feira (24) e vai até o próximo sábado (28). O programa está na 6ª edição, e a comunidade já fazia fila desde as primeiras horas da manhã para aproveitar as atividades. No pátio da escola, a prefeitura oferece corte de cabelo e um posto do Sine e da Fundação Gaúcha do Trabalho e da Ação Social (FGTAS), para confecção de carteira de trabalho e busca de emprego, além do brechó solidário e entretenimento.

No ginásio, há servidores da Corsan, efetuando a atualização e regularização de cadastro e pedidos de abertura ou de encerramento de contas, dos Correios, com confecção de CPF, do Instituto Geral de Perícias, com confecção de Carteiras de Identidade, da Justiça Eleitoral e da Defensoria Pública, do INSS e do Banco de Alimentos, além de vários servidores de secretarias municipais, como Desenvolvimento Social (SMDS), Saúde (SMS), Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS), Fazenda (SMF), Serviços Urbanos (SMSU), Meio Ambiente (SMMA), Transporte e Mobilidade (SMTM), de Obras (SMO), Segurança Pública e Cidadania (SMSPC), entre outras. Na rua em frente à escola, uma estrutura com diversas salas de consultas foi montada, além do ônibus da saúde, para levar a realização de exames e consultas até o Mathias Velho.

A moradora do bairro Harmonia, Deisi Viana, está em busca de uma oportunidade de emprego. Para ela, a presença dos serviços no interior do bairro é importante. “É bom ter isso tudo aqui perto, porque gente que não tem condições de ficar indo até o centro acaba tendo tudo por aqui”, comenta. Já a moradora do Porto Belo, Fabiana da Silva, foi até a escola onde o filho de oito anos estuda também aproveitar os serviços da saúde. “Trouxe o meu filho, Felipe, já para a escola e vim aproveitar e levar o primeiro cartão do Canoas Saúde dele. Além disso, aproveitar para cortar o cabelo também”, ressalta a mãe do estudante.

Além de todos os serviços gratuitos, o Prefeitura Mais Perto realiza uma transformação na escola. Na EMEF David Canabarro, foram realizadas manutenções e pinturas que não eram feitas há anos, troca da rede elétrica e instalação de aparelhos de ar-condicionado, e uma reforma completa no ginásio da escola. Durante a abertura oficial do Prefeitura Mais Perto, a prefeita em exercício, Gisele Uequed, lembrou da importância dessa estrutura para o melhor ensino. “Desde 2017, quando o prefeito Busato e eu começamos a visitar as escolas da cidade, percebemos que elas não recebiam manutenção e reforma. Por isso foi criado o Prefeitura Mais Perto e o Canoas Mãos à Obra. Com essas duas ações, nós vamos reformar todas as escolas de Canoas. A David Canabarro é a contemplada nesta edição, para darmos condições melhores aos nossos alunos e professores”, afirma Gisele Uequed.

O secretário das Relações Institucionais e Comunicação (SMRIC), Rodrigo Busato, deu as boas-vindas à população, relembrando que as ações em conjunto serviram para melhorar toda a região. “Estamos no Mathias Velho para trazer serviços até a população. O Prefeitura Mais Perto é isso: trazer as atividades do município para a comunidade. Estaremos nesta escola até sábado, com confecção de documentos, com os atendimentos de saúde e ações sociais”, disse o secretário.

O Prefeitura Mais Perto investiu na EMEF David Canabarro um total de R$ 600 mil. Somente a renovação elétrica geral recebe R$ 313 mil. Além de todos os serviços oferecidos ao longo desta semana, atividades culturais e educacionais serão realizadas na escola, voltadas para toda a comunidade. A população pode ir até a instituição aproveitar as ações até a manhã do próximo sábado. A Escola fica na rua Florianópolis, número 3893.