Quais as lições como empreendedor e na vida pessoal que você tirou nessa pandemia?

Quais as lições como empreendedor e na vida pessoal que você tirou nessa pandemia?

As lições e descobertas são constantes, diárias e inúmeras. Posso começar falando sobre a estrutura física da minha empresa, que a foi a primeira grande decisão – abrir mão da casa – que tomei ao perceber que o trabalho ao longo dos meses seguintes seria realizado home office. Rapidamente avaliei os custos versus retorno e percebi que era o momento de aproveitar os recursos para impulsionar as estratégias digitais, agradecer o formato do negócio permitir o trabalho à distância e desapegar da grande estrutura que tínhamos. Hoje, 3 meses depois, estou certa de que foi uma ótima escolha. A documentação e a padronização dos processos operacionais da empresa já estavam sendo revisados, mas intensificamos. Com a equipe afastada, garantir o cumprimento das atividades com a mesma excelência foi um desafio que me permitiu analisar minuciosamente a operação e melhorar muito o resultado. Aprendi que dividir a minha atenção com diversos projetos simultaneamente não estava me fazendo feliz e que, apesar de eu amar empreender e de me encantar por novas oportunidades, precisava escolher com maior consciência quais seriam as minhas prioridades profissionais, ou seja, menos é mais. Além disso, percebi que o distanciamento social provocou uma reaproximação entre mim e os clientes. Realizamos ações para apoiá-los nesse período e fomos muito bem sucedidos. As pessoas estão com mais tempo para trocar ideias, resgatamos dúvidas e com uma visão mais colaborativa de ambos os lados, fortalecemos os nossos negócios e percebo que esse relacionamento próximo faz muito mais sentido agora.

Na vida pessoal consegui colocar em prática a rotina de autocuidado com excelência. Tenho meditado diariamente, feito a minha própria comida, leio mais e pratico exercícios em casa (antes achava que a academia era essencial). Esses comportamentos me fizeram valorizar, ainda mais, as coisas simples da vida, ter mais consciência em relação ao consumo e mudei muito a forma de enxergar o meu futuro. Entendo que o mundo estava precisando de um alerta geral para reavaliarmos os estilos de vida e o propósito de estarmos aqui. Dessa forma, sou grata pelas experiências e evoluções que aconteceram, apesar de tantas perdas humanas, e desejo profundamente que as lições duramente impostas pela pandemia sejam válidas para que possamos, de fato, sermos mais humanos, empáticos e felizes depois que isso tudo passar.   

Resumo do trabalho: Nathalie Andujar, Administradora, Especialista em Inovação e em Marketing, Consultora premiada do SEBRAE e da ADVB/RS, é diretora da Tenax – empresa que Registra Marcas e Patentes e trata de todas as questões que envolvem a concorrência desleal. 


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pensereal/public_html/wp-includes/functions.php on line 4609