Sua saúde está pronta para a chegada do frio?

Sua saúde está pronta para a chegada do frio?

A chegada do frio habitualmente traz consigo a elevação dos casos de doenças respiratórias no Rio Grande do Sul. Basta o frio chegar, ou ocorrer uma queda brusca e repentina da temperatura, que começam os espirros, tosses, rouquidão e até febre. A incidência de gripes virais e resfriados aumenta no outono e no inverno.

Neste ano, a pandemia de coronavírus aumenta o temor de que novos problemas como gripe, pneumonia, asma, sinusite e rinite, colaborem para a superlotação dos hospitais.
Por isso o TPM trás dicas de cuidados para amenizar os efeitos da mudança da temperatura.

Evite aglomerações
Em tempos de frio, as pessoas costumam procurar ambientes quentes e fechados. As janelas no transporte público e também da nossa casa, por exemplo, são fechadas, e isso facilita o contágio das doenças respiratórias como gripe, resfriado e também pelo novo coronavírus.

Assim, mesmo em dias frios, procure manter os ambientes ventilados abrindo algumas janelas, por algumas horas.

Uma forma de minimizar o risco de contágio é lavar sempre as mãos com sabão ou usar álcool gel.

Ao tossir e espirrar, cubra sempre o nariz e a boca para evitar que as gotículas de secreção se espalhem.

Atualmente estas são as recomendações mais importantes feitas pelos agentes de saúde para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

• Não compartilhe objeto


Dividir objetos como copos, canecas, talheres e pratos pode aumentar a chance de se contaminar. Se uma pessoa da casa estiver doente, a possibilidade de os outros contraírem um vírus é alta.

Assim, é importante separar para quem está doente estes e outros objetos de uso diário.

• Tenha hábitos saudáveis


Nada melhor que a prevenção para evitar contaminações. Então, que tal começar com a saúde? Manter-se sempre bem hidratado, alimentar-se bem e de forma saudável e praticar exercícios físicos ajudam a aumentar a imunidade e combater vírus e bactérias.

Para conter a pandemia estamos fazendo o grande esforço do distanciamento social. Mesmo assim, você pode fazer alongamentos e outros exercícios físicos em casa, fazer caminhadas dentro de casa. Dançar é uma boa opção para movimentar o corpo!

Dormir adequadamente é outra dica muito importante para manter a saúde!

•Evite cigarro e bebida alcoólica

O álcool e o tabaco também podem prejudicar nossa imunidade. Além disso, para quem já contraiu algum vírus, tanto o álcool quando o cigarro podem piorar os sintomas.

•Vacine-se

Ainda não existe uma vacina paraa covid-19. Porém, os outros vírus de gripes como H1N1, influenza, etc., também estão no ar. Por isso, é muito importante vacinar-se. Aproveite a campanha de vacinação gratuita feita pelo governo federal.

Vacinas ajudam na prevenção de gripes e resfriados, mas devem sempre ser tomadas após indicação de um médico especializado.

Nada é tão eficaz quanto a prevenção. Fique atento à sua saúde, principalmente no outono/ inverno quando estamos mais suscetíveis a contrair doenças respiratórias.

Não existe tratamento que cure o resfriado, a gripe e a covid-19, mas alguns sintomas podem ser amenizados. Muito cuidado com automedicação! Algumas doenças têm sintomas parecidos e a automedicação pode mascarar o problema real. Entenda seu corpo e os sinais que ele dá e procure sempre um médico antes de se automedicar.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pensereal/public_html/wp-includes/functions.php on line 4609