Transformação digital na educação: Como Canoas está preparando o ensino público para o futuro

Home Transformação digital na educação: Como Canoas está preparando o ensino público para o futuro

Quando pensamos sobre o futuro, é difícil traçar um panorama sobre todas as mudanças que estão por vir. Mas, uma coisa é certa: a tecnologia estará presente em diferentes âmbitos da vida em sociedade e, cada vez mais, ditará as formas de trabalhar, de se relacionar, de consumir, e, principalmente, de buscar informações e aprender.  Os exemplos da importância da tecnologia na educação já se espalham pelo Brasil. Na Bahia, uma aluna da rede pública criou um aplicativo para expandir o acesso da população à saúde pública. No Paraná, estudantes aplicam a tecnologia no atendimento de pacientes para prevenção do câncer bucal, o que reduziu o tempo de atendimento, melhorou o processo de coleta de dados e auxiliou no planejamento de ações preventivas com mapeamento por região, idade e gênero.

Atenta a este contexto e com o desafio de levar a educação a um novo patamar de qualidade, a Prefeitura de Canoas fechou uma parceria, sem custos, com a gigante da tecnologia Google e vai implementar a plataforma Google for Education em todas as escolas municipais de ensino fundamental do município, o que beneficiará também os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA). Ao todo, essa política pública de inclusão digital vai impactar 28.240 alunos e mais de 1500 professores. O Google for Education alia novos formatos de ensino a uma série de aplicativos criados para realização de tarefas em rede, que otimizam o tempo dos professores e atraem a atenção dos alunos. O sistema permite que se realizem atividades online, pesquisas e construção de textos colaborativos, além de uma grande possibilidade de funcionalidades voltadas ao estudo.

Como vai funcionar?

A Prefeitura de Canoas adquiriu 1570 Chromebooks, computadores que darão o acesso às ferramentas Google. Cada uma das 44 escolas de ensino fundamental receberá, inicialmente, um carrinho móvel com 35 unidades para o uso dos alunos em sala de aula. Estes computadores foram projetados especificamente para serem usados em escolas, pois são compartilháveis, têm bateria com longa duração, não pegam vírus, são ultra resistentes e não têm nenhum valor comercial.

Todos os alunos e professores terão sua própria conta de e-mail, a fim de que tenham acesso às ferramentas e ao ambiente digital de ensino, que se assemelha às plataformas das universidades. Com a parceria, a Google disponibilizará ainda espaço ilimitado em nuvem, onde os alunos poderão acessar as aulas e o conteúdo mesmo depois de sair da escola.

Novos estímulos para os alunos

Entre os benefícios para os alunos, destacam-se a oportunidade que cada estudante terá de ser protagonista da sua própria aprendizagem; a ampliação das possibilidades de pesquisa e criação; o contato com um determinado conteúdo a qualquer momento e em qualquer lugar; a metodologia que respeita o ritmo de aprendizagem de cada estudante; a interação com colegas e professores em um aprendizado colaborativo; e a maior autonomia na construção do conhecimento,  com recursos que facilitam a aprendizagem.

Um mundo de possibilidades aos professores

Para os professores, as ferramentas representam facilidades na hora de planejar suas aulas tendo acesso a conteúdos do universo Google; as potencialidades de atividades que poderão ser propostas às turmas de alunos; a simplicidade de ter seu material seguro e disponível em qualquer lugar e horário, sem a necessidade de carregar tantos materiais e livros; a possibilidade de compartilhar materiais e experiências com professores de qualquer lugar do mundo; a segurança de ter seus materiais arquivados em um espaço ilimitado; e a possibilidade de responder às dúvidas dos alunos em tempo real através de buscas na internet.

Tranquilidade para os pais

Já os pais terão a tranquilidade de saber que seus filhos estão utilizando ferramentas seguras para aprender e buscar fontes de conhecimento com a curadoria de professores de todo o Brasil, pois os sites, os aplicativos e as buscas serão controladas e até mesmo limitadas nos assuntos pesquisados. Além disso, eles terão a certeza de que o filho estará recebendo o que há de mais atualizado em matéria de conhecimento.