TUMULTO NA 2° DPPA SUSPENDE LAVRATURAS DE FLAGRANTES

Home TUMULTO NA 2° DPPA SUSPENDE LAVRATURAS DE FLAGRANTES

Esta terça-feira, 11 de junho de 2019 marca os 161 dias do Governo Eduardo Leite, a data também é marcada por mais um princípio de rebelião dentro de uma delegacia superlotada em Porto Alegre.

No mês e maio, a Defensoria Pública do Estado conseguiu uma liminar junto ao Poder Judiciário que determinava que os presos não deveriam ficar no xadrez de delegacias e tampouco em viaturas policiais no lado externo das Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) por tempo superior ao necessário para a lavratura dos procedimentos da Polícia Judiciária, o problema da falta de vagas nos presídios que acabava por fazer os presos esperarem dias nas viaturas não foi resolvido, foi remendado.

O Governo do Estado só trocou o problema de lugar, cumprindo a determinação judicial, retirou os presos das viaturas e colocou no interior de uma salinha, sem nenhuma condição de contenção de presos, dentro da 2° DPPA no Palácio da Polícia. Nesta manhã, mais de 20 presos encontravam-se trancafiados neste lugar, todos em pé e sem nenhuma condição de esperar horas ou dias para ser alocado em um presídio. O xadrez da 2° DPPA também já estava lotado.

Aos gritos e batendo contra o vidro da sala os presos demonstravam desconforto e tumultuavam a rotina da delegacia com uma ameaça de motim. O policial Civil não é carcereiro, não é o dever do policial, não é obrigação funcional, é incumbência do Estado resolver efetivamente o problema e transferir todos os presos para o sistema penitenciário, que atualmente está com déficit de 15 mil vagas. Rombo que só cresceu desde a posse da atual gestão.

A superlotação da 2° DPPA culminou com a suspensão de lavraturas de auto de prisão em flagrante, a delegacia não tem lugar para mais nenhum preso e por este motivo, novos flagrantes deverão esperar do lado de fora até abrir uma vaga.

É obrigação do Governador resolver o problema que já virou um ciclo vicioso que só cresce e está colocando em risco a vida dos policiais e da população, tá na hora de levantar da cadeira e resolver este problema, só discursos não salvam nossas vidas.

Confira abaixo o vídeo gravado nesta manhã na 2° DPPA no Palácio da Polícia:

 

Com informações SINPOL-RS