Vacinação contra o sarampo começa para jovens entre 20 e 29 anos

Home Vacinação contra o sarampo começa para jovens entre 20 e 29 anos

Teve início, nesta semana, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. O foco da secretaria municipal da Saúde, desta vez, são os adultos jovens entre 20 e 29 anos. De acordo com boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde, essa faixa etária é que acumula o maior casos confirmados da doença em todo país. A campanha segue até o dia 30 de novembro. Devem se vacinar pessoas que nunca foram imunizadas contra a doença ou que não tomaram as duas doses da vacina. Em Canoas, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão disponibilizando mais de 45 mil doses da vacina.

A Secretaria da Saúde alerta sobre a importância da imunização, porque já foram registrados dois casos da doença na cidade e outros dois estão sendo investigados pela Vigilância em Saúde. A importância para a realização da campanha está no preocupante surto de sarampo em atividade em todo o Brasil. Hoje, de acordo com o Ministério da Saúde, são 5.660 casos confirmados. De janeiro deste ano a 26 de outubro, outros 10.429 casos de sarampo foram confirmados no país. Do total de atingidos pelo Sarampo, pessoas entre 20 e 29 anos foram a maioria. No entanto, esse grupo é o que menos procura as unidades de saúde.

Para melhorar o alcance da vacinação, neste sábado (30) será realizado o “Dia D”, com vacinação disponível em todas as unidades de saúde de Canoas, das 8h às 17h.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo é uma estratégia para interromper a circulação do vírus da doença no país e acontece de forma seletiva em duas etapas. A primeira etapa ocorreu no período de 7 a 25 de outubro, com objetivo de proteger as crianças de 6 meses a 5 anos, grupo mais vulnerável às complicações, sequelas e óbitos. O Brasil atingiu a meta de vacinação de sarampo de 2019 com 97% de cobertura vacinal em crianças de até 1 ano, melhor cobertura vacinal dos últimos cinco anos. 16 Estados superaram o índice de 95% das crianças vacinadas. Outros 10 estados e o Distrito Federal ainda precisam buscar a meta para evitar a doença. Os estados que atingiram a meta de vacinação são: Alagoas, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Espírito Santo, Ceará, Paraná, Santa Catarina, Sergipe, Rio Grande do Sul, Tocantins, Goiás, São Paulo, Rondônia, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Sobre o sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa causada pelo Morbili vírus e transmitida por meio da tosse ou de espirros de pessoas contaminadas. Os principais sintomas são febre, tosse e manchas pelo corpo. A vacinação é a melhor maneira de proteger seu filho contra a doença. A vacina tríplice viral – que protege contra sarampo, caxumba e rubéola – é oferecida gratuitamente pelo SUS, em esquema de dose única, a partir dos 12 meses de idade.

O alto risco para retorno da poliomielite também preocupa. Por recomendação do Ministério Público Federal,  os municípios precisam adotar as medidas necessárias para garantir o aumento da vacinação contra a doença. Conforme levantamento divulgado na última semana, a maioria das cidades brasileiras têm menos de 50% das crianças protegidas contra a pólio.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pensereal/public_html/wp-includes/functions.php on line 4609